O Estado está perdendo de 7 a 1 para os apenados”, diz Carlos Eduardo

Carlos Eduardo Alves lamentou as críticas de Robinson, mas disse que está aberto ao diálogo com o Governo.
O prefeito da cidade do Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT), respondeu às críticas feitas pelo governador Robinson Faria (PSD) na manhã desta segunda-feira (1) e disse que o Governo do Estado está levando de 7 a 1 dos apenados. O chefe do executivo municipal revelou ainda que não foi convidado para as reuniões que discutiram medidas de enfrentamento aos ataques que acontecem na capital e interior do Estado.
“Eu fui surpreendido com essas declarações, pois em nenhum momento o governador convidou a mim ou ao secretário de Defesa Social do Município para participar dessas reuniões. E, além de não ter sido convidado para o encontro, ainda fui atacado desta forma. Acredito que o Governo não está conseguindo resolver o problema e esteja querendo culpar a prefeitura por causa desses ataques”, destacou.
Ainda pela manhã, Robinson Faria lamentou a ausência do prefeito e disse que a constituição responsabiliza a União, Estados e Municípios na questão da Segurança Pública. Rebatendo as críticas do governador, Carlos Eduardo Alves revelou que a Guarda Municipal não tem a responsabilidade de repressão.
CEHHH

“A nossa missão se limita a defesa do patrimônio municipal. Nós auxiliamos a PM pontualmente em algumas prisões, mas isso não é nossa responsabilidade. Chegamos até a ajudar a polícia nas prisões de suspeitos neste fim de semana, mas nós tomamos o cuidado de não divulgar isso para não confundir as pessoas em relação ao que nosso dever”, pontuou.
Para o prefeito, o Governo já perdeu o controle do Estado. “Nossa cidade é pequena, mas mesmo assim o Estado conseguiu perder o controle e está levando uma goleada de 7 a 1 dos apenados”, dispara Alves.
Sobre a atuação da Guarda Municipal de Natal, o comandante responsável pela guarda, Michel Dantas, revelou que o trabalho está sendo realizado desde a última sexta-feira (29).
“Estamos com um efetivo de 10 viaturas na rua, estamos dando proteção às escolas municipais, aos postos de saúde, a estação de transferência e terminais de ônibus. Além disso, por mais que a segurança pública nas ruas seja dever do Estado, nós atuamos auxiliando a PM em prisões que ocorreram neste fim de semana”, declarou. Em nota, a Prefeitura do Natal divulgou mais cedo que a Guarda Municipal reforçou o efetivo devido aos ataques na cidade.
Confira a nota da Prefeitura
MUN-IN-TPGuarda Municipal reforçou o trabalho neste final de semana em virtude dos acontecimentos que têm sido registrados na cidade. Além do trabalho ostensivo feito pela Ronda de Proteção Escolar nas unidades da rede municipal de ensino, foi convocado um efetivo extra e 10 viaturas atuaram fazendo o patrulhamento principalmente nos terminais de ônibus, estações de transferência, paradas de ônibus e unidades de saúde do município. Além disso, a Guarda tem auxiliado na abordagem a motociclistas que, no caso de estarem sem documentos, estão sendo levados à delegacia.

O trabalho da Guarda Municipal está sendo feito de forma integrada com a Polícia Militar através do Ciosp (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública).

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Michel Dantas, o trabalho irá continuar com as equipes reforçadas auxiliando as forças de segurança do Estado na guarda do patrimônio público.