Presidente do TJRN apoia combate aos ataques criminosos no estado

Desembargador Claudio Santos presidirá o TJRN no biênio 2015-2016 (Foto: Canindé Soares/G1)Desembargador Cláudio Santos
(Foto: Canindé Soares)
O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Cláudio Santos, declarou que apoia as providências tomadas pelo Estado no combate aos ataques criminosos. Santos defende a instalação dosbloqueadores de celular na Penitenciária de Parnamirim, na Grande Natal - medida que está sendo apontada como motivo para os ataques.
O presidente também apresentou sugestões para acelerar os resultados em favor da população. O TJ defende a designação de três procuradores estaduais para atuação direta junto à área de segurança pública, com o objetivo de trabalhar na conclusão rápida dos processos que tratem de questões essenciais, como a construção de novos presídios e a instalação de bloqueadores em todos as penitenciárias.
Em Natal, ônibus são alguns dos alvos dos criminosos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Em Natal, ônibus são alguns dos alvos dos criminosos (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Entretanto, o presidente informou que os R$ 20 milhões liberados pelo Judiciário para a construção de um novo presídio ainda aguardando providências do Executivo. “Devemos aplaudir as medidas de combate ao crime, porém desburocratizar ao máximo os processos que entravam a efetividade das ações”, disse o presidente.Ataques
Ônibus
Os ônibus urbanos de Natal voltaram a circular na manhã desta segunda-feira (1º) com reforço policial. O Sindicato das Empresas de Ônibus (Seturn) informa que, às 7h30, 70% da frota estava nas ruas. O sindicato dos trabalhadores fala em 30%.
Prisões
Desde a tarde da sexta (29), quando o primeiro ataque foi registrado, 60 pessoas foram detidas suspeitas de envolvimento nos atentados. Destes, 41 foram autuados – a maioria por associação criminosa, incêndio ou tentativa de incêndio. Depois de entregues ao sistema prisional, um deles foi liberado em audiência de custódia. Os outros 40 que continuam detidos estão presos preventivamente, ou seja, devem permanecer encarcerados até serem julgados.
João Maria dos Santos de Oliveira, o 'João Mago' (Foto: Governo do RN/Divulgação )João Maria dos Santos de Oliveira, o 'João Mago'
(Foto: Governo do RN/Divulgação )
Chefe
Entre os presos está João Maria dos Santos de Oliveira, de 32 anos, apontado pelas forças de segurança como um dos chefes de uma facção criminosa que vem agindo no estado. 'João Mago' era considerado foragido desde dezembro do ano passado, quando saiu da Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal, com o auxílio de um alvará de soltura falso.
A prisão de João Mago foi feita em um condomínio residencial no bairro de Nova Parnamirim, em Parnamirim. Na casa, a polícia apreendeu R$ 302 mil em espécie, tabletes de crack, 68 aparelhos celulares, duas pistolas, um Fiat Punto, um Golf e uma motocicleta Honda.Reforço federal
O governo do Rio Grande do Norte confirmou o apoio de 1.000 homens do Exército e 200 fuzileiros navais no reforço às forças policiais. A informação foi dada pelo ministro da Defesa Raul Jungmann às 22h deste domingo (31). As tropas federais devem chegar ao estado ainda nesta semana.Em Currais Novos, no Seridó potiguar, quatro carros da Secretaria de Saúde foram incendiados (Foto: PM/Divulgação)Carros foram incendiados em várias cidades do RN (Foto: PM/Divulgação)