Ministério inicia Plano Nacional de Segurança em Natal na quinta (2)

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, estará em Natal na próxima quinta-feira (2) para a reunião que vai apresentar ao governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, o Plano Nacional de Segurança e as ações específicas que serão feitas no Estado para o controle da criminalidade, de uma forma geral, com uma proposta de parceria entre o governo federal e os governos estaduais.

Três pilares básicos norteiam o projeto-piloto: integração, colaboração e cooperação. A ação tem como objetivo combater e reduzir o número de homicídios dolosos, feminicídios e crimes de violência contra a mulher; modernizar e racionalizar o sistema penitenciário; e dar combate integrado à criminalidade organizada transnacional.
Mapas do crime
Foram feitos mapas de todas as capitais que indicam locais onde ocorrem crimes com frequência, que poderão ser usados pelas polícias em nível federal e estadual e, também, a Força Nacional nas operações conjuntas para combatê-los.
Depois de Natal, Alexandre Moraes seguirá para Aracaju, no Sergipe, para apresentar o projeto-piloto ao governador Jackson Barreto. A previsão é que o terceiro piloto seja implementado nos próximos dias em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Na sequência, o Plano Nacional de Segurança será estendido às demais capitais e, depois, para as cidades das regiões metropolitanas próximas a elas.Rebelião em Alcaçuz
Segundo o secretário de Justiça e Cidadania (Sejuc), Wallber Virgolino, a rebelião em Alcaçuz começou na tarde do sábado (14) logo após o horário de visita. O secretário disse que os presos do pavilhão 5, que abriga integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC), usando armas brancas, quebraram parte de um muro e invadiram o pavilhão 4, onde presos que integram o Sindicato do Crime, facção criminosa rival do PCC. Ainda de acordo com Virgolino, todos os 26 mortos são do Sindicato.
Clima de insegurança na capital
Uma onda de ataques criminosos começou na quarta-feira (18) em várias cidades do Rio Grande do Norte. Vinte e dois ônibus, dois micro-ônibus, um carro do governo do estado, três carros da secretaria de Saúde de Caicó, um veículo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, duas delegacias e um prédio público foram alvos de criminosos. Não há informação de pessoas feridas. Os atentados, a maioria incendiários, foram registrados em oito municípios. Ataques à agências bancárias também foram registrados, e até um correio foi alvo dos bandidos. Nesta terça-feira (31) levaram o cofre da unidade de Lajes Pintadas, no Agreste do Rio Grande do Norte.