Operação Sorriso faz 900 atendimentos e 52 cirurgias no RN

Operação Sorriso (Foto: Milene Rinaldi)Operação Sorriso (Foto: Milene Rinaldi)

Em janeiro, a Operação Sorriso foi pela segunda vez a Mossoró, a maior cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. Do dia 16 ao 21, a organização não-governamental fez 900 consultas dentárias gratuitas em 100 pacientes selecionados, dos quais 52 puderam fazer cirurgia para correção de lábio leporino e fenda palatina.Os atendimentos foram feitos por voluntários vindos de diversas regiões do Brasil e de outros sete países. Pacientes de outros estados, como Paraíba e Ceará, também conseguiram se consultar. Nesta edição do programa humanitário, todos os pacientes selecionados para a cirurgias fizeram uma avaliação dentária a fim de recuperar dentes cariados.
Operação Sorriso
A Operação Sorriso reúne profissionais voluntários de 60 países para ajudar pessoas com deformidades faciais, especialmente lábio leporino e fenda palatina. Em 35 anos de atuação, já fez mais de 240 mil cirurgias, segundo a assessoria de imprensa do projeto.
No Brasil, as ações começaram em 1997. Em 20 anos, mais de 10 mil pessoas foram atendidas e 5 mil pacientes passaram por cirurgias. As consultas e atendimentos são gratuitos, e os pacientes que moram em outras cidades podem inclusive solicitar hospedagem gratuita para participar do projeto.
A Operação Sorriso pretende visitar as cidades de Santarém, no Pará, Fortaleza e Porto Velho ainda em 2017. A edição de janeiro foi a segunda a acontecer em Mossoró.Mais uma vez, a população de Mossoró foi extremamente receptiva! Muitos apoiadores locais contribuíram com doações de todos os tipos, como água, transporte e cestas básicas para pacientes, entre outros itens”, diz Ana Stabel, diretora executiva da Operação Sorriso.
Além dos atendimentos e cirurgias, houve treinamento de fonoaudiologia para voluntários e estudantes e um seminário multidisciplinar.