Pavilhões de Alcaçuz passam por reparos em celas

Celas do Pavilhão 5 passam por reparos nesta sexta-feira (27) (Foto: G1 RN)Celas do Pavilhão 5 passam por reparos nesta sexta-feira (27) (Foto: G1 RN)
Nesta sexta-feira (27), logo após a intervenção de agentes penitenciários do Rio Grande do Norte e agentes federais de execução penal da força-tarefa, a Secretaria de Justiça e Cidadania deu início aos reparos nos pavilhões. No Pavilhão 5, por exemplo, que oficialmente se chama Presídio Rogério Coutinho Madruga, grades das celas que foram arrancadas estão sendo recolocadas.O secretário de Justiça e Cidadania do RN, Wallber Virgolino, disse ao G1 que o trabalho é feito para que os presos possam ser levados novamente para dentro das celas e não fiquem soltos nos pavilhões. Ele comentou, no entanto, que ainda não é possível estabelecer um prazo para conclusão dessa etapa.
Além da recolocação das grades nas celas, presos de outros pavilhões estão trabalhando na reconstrução dos telhados e também no fechamento de buracos e na pintura das paredes que foram pichadas com siglas de facções e outras palavras de ordens durante as rebeliões que começaram no dia 14 de janeiro e resultaram em pelo menos 26 mortos.Durante a Operação Phoenix, deflagrada nesta sexta-feira, o controle dos pavilhões 4 e 5, onde ficam detentos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), foi retomado. Em vistoria feita nesses dois pavilhões, os agentes apreenderam um revólver, mais de 500 facas artesanais, celulares e drogas.
De acordo com o titular da Sejuc, Wallber Virgolino, a Operação Phoenix deve durar 30 dias e tem como objetivo “retomar, permanecer, reestabelecer e reformar o presídio”.
Celas foram quebradas durantes as rebeliões nos últimos dias (Foto: G1 RN)Celas foram quebradas durante as rebeliões nos últimos dias (Foto: G1 RN)