EUA podem pedir senhas das redes para emitir vistos

O secretário de Segurança Interna dos Estados Unidos, John Kelly, afirmou que o país pode exigir senhas das redes sociais para emissão de vistos de entrada a estrangeiros.
A medida seria parte de uma série de propostas feita pelo presidente Donald Trump para limitar a entrada de imigrantes. A mais polêmica delas, que é questionada na Justiça, impede temporariamente a entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana (Irã, Síria, Líbia, Iraque, Somália, Sudão e Iêmen) e refugiados. Trump já afirmou também que construirá um muro na divisa com o México.
A exigência das senhas se limitaria aos imigrantes muçulmanos. “Queremos ter a possibilidade de consultar suas redes sociais com as senhas. É muito difícil fazer controles verdadeiros nesses países, nesses sete países (…), mas se vierem, queremos poder dizer os sites que visitam e que nos deem suas senhas para que saibamos o que fazem na Internet”, afirmou Kelly.
Decisão
A 9ª Corte de Apelações disse que emitirá um veredicto o mais rápido possível sobre a política de restrição de imigrantes de Trump. De acordo com a agência Reuters, o tribunal disse que tomará sua decisão nesta semana.
Anteontem, a Corte ouviu representantes do governo Trump e dos Estados de Minnesota e Washington, que contestam o decreto. Os juízes pressionaram o advogado do governo para saber se a justificativa de segurança nacional se apoia em indícios de que pessoas das sete nações em questão representam um perigo.
O presidente criticou ontem os tribunais. “Eu não quero chamar uma Corte de tendenciosa. Mas os tribunais parecem ser tão políticos. Eu tenho que ser honesto, se esses juízes quiserem, na minha opinião, ajudar o tribunal em termos de respeito pela Justiça, eles farão o que devem fazer.”