Fuzileiros buscam celulares, armas e drogas em mais um presídio potiguar

Antes de iniciar a ‘varredura’, fuzileiros navais montaram guarda na frente da Cadeia Pública de Mossoró (Foto: Marcelino Neto/O Câmera)Antes de iniciar a ‘varredura’, fuzileiros navais montaram guarda na frente da Cadeia Pública de Mossoró (Foto: Marcelino Neto/O Câmera)
Fuzileiros navais realizam nesta quarta-feira (15), na Cadeia Pública de Mossoró, cidade da região Oeste potiguar, mais uma etapa da operação 'Varredura' -- como está sendo chamado o trabalho de revista feito por militares da Marinha do Brasil nas unidades prisionais do Rio Grande do Norte. Agentes penitenciários do Grupo de Operações Especiais (GOE) e policiais militares também participaram da operação.
Fuzileiros navais fazem revista na Penitenciária Agrícola de Mossoró (Foto: Marcelino Neto/O Câmera)Em Mossoró, fuzileiros navais também fizeram revista na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio (Foto: Marcelino Neto/O Câmera)
Segundo a Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), a Cadeia Pública de Mossoró tem capacidade para 120 presos, mas abriga atualmente cerca de 200 detentos. Ela é a terceira unidade prisional do estado a ser vasculhada desde o início da operação Varredura.A primeira foi a Penitenciária Estadual de Parnamirim, na Grande Natal. Foi no dia 10 deste mês. Na ocasião, apesar de o presídio possuir bloqueadores de sinal de celular, oito telefones foram apreendidos, além de facas artesanais e drogas.
Já no dia 13, também em Mossoró, os fuzileiros fizeram buscas por materiais ilícitos na Penitenciária Agrícola Doutor Mário Negócio. Celulares, armas brancas e drogas também foram encontrados.
Sem contato
De acordo com a assessoria de imprensa da Marinha, no trabalho de revista não há contato direto dos militares com os detentos, que são previamente retirados das carceragens pelos agentes do GOE.
Ainda segundo a Marinha, os fuzileiros que participaram da operação no RN atuaram na segurança da Copa do Mundo, em 2014, e nos Jogos Olímpicos do ano passado, no Rio.Decreto presidencial
De acordo com o decreto assinado pelo presidente Michel Temer, as ações realizadas pelas forças armadas dentro dos presídios do país visam a "detecção de armas, aparelhos de telefonia móvel, drogas e outros materiais ilícitos ou proibidos".
O RN é o segundo estado do país a receber este tipo de operação. A primeira vez aconteceu no dia 27 de janeiro, quando militares do Exército entraram na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, capital de Roraima.
Fuzileiros navais fizeram revista na Penitenciária Agrícola de Mossoró (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)Cães farejadores são usados nas revistas (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)