Mais de 500 homens da Marinha ocuparam na manhã desta segunda a Penitenciária Mário Negócio em Mossoró

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 3º Distrito Naval, informa que, em cumprimento ao Decreto Presidencial de 17 de janeiro de 2017, deu início, na manhã desta segunda feira 13 de fevereiro,em presídios de Mossoró, na região Oeste Potiguar à “Operação Varredura”, que consiste em Vistorias e Inspeções em estabelecimentos prisionais para a detecção de armas, aparelhos de telefonia móvel, drogas e outros materiais ilícitos ou proibidos.

A Operação teve início na última sexta feira (10) na Penitenciária de Parnamirim na região da Grande Natal, onde foi localizado um vasto material ilícito.

No Rio Grande do Norte, a Operação está sob o comando da Marinha e conta com mais de 500 militares, equipamentos de detecção e cães de guerra, além do apoio das outras Forças Armadas e dos Órgãos de Segurança Pública.

A Vistoria e Inspeção da unidade prisional estão sendo realizadas por Fuzileiros Navais especializados procedentes de outros estados.

Os estabelecimentos prisionais a serem inspecionados foram priorizados pelo Ministério da Defesa, após avaliação e proposta apresentada pelo Governo do Estado Rio Grande do Norte.

Ressalta-se que não haverá o contato direto dos militares com os detentos, que serão previamente retirados dos locais de inspeção pelos agentes penitenciários ou policiais militares.

A segurança e o isolamento dos presos e do perímetro do presídio ficarão a cargo dos Órgãos de Segurança Pública.

Após a vistoria no Complexo Penal Estadual Agrícola Mário Negócio, as tropas federais devarão iniciar o trabalho na Cadeia Pública Municipal.