No RN, juiz de Execuções Penais faz inspeção em CDP e triagem de presos

Juiz da Vara da Execução Penal, Henrique Baltazar, visita CDP em Natal (Foto: Sérgio Henrique/Inter TV Cabugi)Juiz da Vara da Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar, visita o CDP de Pirangi (Foto: Sérgio Henrique/Inter TV Cabugi)
O juiz da Vara da Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar dos Santos, realizou uma inspeção na manhã desta quinta-feira (15) no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pirangi, onde é feita a triagem dos presos da Grande Natal. O objetivo foi fiscalizar a unidade e tomar providências para o seu adequado funcionamento. O juiz também realiza o mesmo procedimento no Centro de Detenção Provisória de Candelária.
CDP Candelária também passa por inspeção de juiz  (Foto: Sérgio Henrique/Inter TV Cabugi)CDP Candelária também passa por inspeção de juiz (Foto: Sérgio Henrique/Inter TV Cabugi)
Juiz da Vara da Execuções Penais, Henrique Baltazar, visita CDP em Natal (Foto: Sérgio Henrique/Inter TV Cabugi)Juiz analisa situação carcerária na unidade
(Foto: Sérgio Henrique/Inter TV Cabugi)
No caso de Pirangi, depois de feita a triagem, os presos são transferidos para outros CDPs da cidade.
Henrique Baltazar ressaltou que vai fazer um relatório que será encaminhado para o Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público do Estado (MPE) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Sobre o CDP de Pirangi, ele falou: “É um CDP pequeno e com falhas estruturais. É muito quente, os agentes tem que jogar água nos presos para eles aguentarem o calor”.O magistrado também destacou que, apesar das dificuldades enfrentadas para amenizar o calor, as questões que envolvem a segurança e a tranquilidade na unidade não boas. O CDP abriga atualmente 63 presos provisórios. A capacidade é para 60. “É possível constatar que, mesmo com as dificuldades estruturais, o funcionamento é bom. Há disciplina, não tem tumulto, não tem sujeira”, afirmou.