Desemprego bate recorde no RN em 2016, aponta estudo do Sebrae

Procura por emprego é meta de muitas famílias em 2017 (Foto: Reprodução/ TV TEM)Procura por emprego é meta de muitas famílias em 2017 (Foto: Reprodução/ TV TEM)
O índice de desemprego no Rio Grande do Norte em 2016 cresceu 29,8% em relação ao ano anterior e foi o maior dos últimos dez anos. O estado fechou o ano de 2016 com um total de 15.806 vagas perdidas do estoque de empregos com carteira assinada e somente na capital, 9.642 pessoas perderam o emprego. É o que afirma uma pesquisa divulgada na Análise da Evolução do Mercado de Trabalho Formal, estudo elaborado pela Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae no Rio Grande do Norte.O maior número de demissões foi registrado no setor industrial potiguar, com 9.097 vagas encerradas. Sozinha, a construção civil demitiu 6.602 empregados. O comércio fechou 3.778 postos de trabalho e o setor de serviços outros 3.197. Já o setor agropecuário foi um dos poucos no estado que encerrou o ano com saldo positivo no número de emprego, com 717 vagas geradas.

O também revela que o setor da microempresa começa a apresentar declínio.De acordo com o estudo, em 2016 essa faixa está muito próxima de zero, com tendência de baixa, situação semelhante ocorre com a pequena empresa. Médias e grandes, embora ainda mantendo números negativos, mudaram a trajetória de declínio de suas curvas, segundo a análise.

"Essa redução da capacidade de geração de empregos na microempresa e nas empresas de pequeno porte em geral é resultado da conjuntura econômica que o país atravessa. No ano passado, tivemos um número menor de formalização de novos negócios - 15% a menos que em 2015 - e também redução da disponibilidade de crédito para o setor empresarial. Esses fatores influenciam diretamente nas contratações por parte dos pequenos negócios”, acredita a gerente da Unidade de Gestão Estratégica Alinne Dantas.